segunda-feira, 30 de abril de 2018

O que é “A Saga Revolucionária do Foice-e-Martelo”?

O que é “A Saga Revolucionária do Foice-e-Martelo”?

           A ideia de escrever A Saga Revolucionária do Foice-e-Martelo surgiu devido à minha paixão ao universo dos quadrinhos e dos super heróis. Mas essa paixão não era combinada com a boa técnica de desenho, para que pudesse assim fazer uma HQ. Por isso decidi que a história seria como uma HQ, ou um desenho animado, romanceado. Dessa forma você encontrará lugares comuns clássicos do universo dos super heróis, que longe de tornar a história clichê, aproxima o leitor fã das HQs ao universo que lhe é conhecido.  Ainda devido à isso, chamo cada capítulo de “episódio” e cada livro de “temporada”.

            Porém, mais do outra história de super heróis, A Saga Revolucionária do Foice-e-Martelo traz umas perspectiva socialista para o mundo dos quadrinhos. Isso possibilita uma crítica satírica aos super heróis mais conhecidos do mundo, sem, contudo, citar nenhum deles especificamente. Pela abordagem socialista, encontraremos debates caros à esquerda como o machismo, racismo, pacifismo, democracia burguesa, sindicalismo, cultura e, é claro, revolução. Isso não tira da história seus momentos de ação, lutas, batalhas épicas entre heróis e vilões, pelo contrário, apenas reforça esse lado.
         Comecei escrever o livro em 2009 inspirado principalmente pelo filme Watchmen, a adaptação para o cinema da fantástica HQ de Alan Moore. Dali tirei a inspiração de modificar a realidade histórica atual, como num universo paralelo onde os super herói e vilões teriam influência direta. Também gostei da forma satírica em que ele fez referência aos heróis clássicos das grandes HQs. De Alan Moore não poderia deixar de citar também o impressionante "V de Vingança" que me trouxe inspirações infinitas na forma e nos debates propostos. "A Liga da Justiça"da DC, principalmente o desenho animado que acompanhei mais, incluindo aí "A Liga da Justiça: sem limites", me ajudou na construção dos super heróis clássicos. 
          Então é essa é a deia que tentei passar nesse livro. Espero que os amantes do universo dos super heróis e os simpáticos às causas da esquerda tenham uma grande aventura. 


Renan C. P. Soares 

Nenhum comentário:

Postar um comentário